Seguidores

quarta-feira, 30 de maio de 2018

O PROFESSOR E HISTORIADOR MODESTO NETO, LANÇA O LIVRO A DEMOCRACIA NO BRASIL

O lançamento do livro aconteceu sábado dia 26, na Câmara Municipal de Angicos e foi um sucesso! Autoridades, fãs, amigos e convidados compareceram ao evento para prestigiar o lançamento do livro e abraçar o autor, que também autografou os livros que foram adquiridos pelos leitores. Durante a cerimônia foi debatido o conteúdo do livro. A platéia fez perguntas ao escritor, que é historiador formado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS-UFRN). Modesto Neto é angicano, pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos em Desenvolvimento da Universidade Federal Rural do Semí-Árido (GEDEN-UFERSA), atua como professor em faculdades privadas do RN, trabalha nas áreas das Ciências Sociais, História Econômica e Ciência Política com as temáticas da democracia e redemocratização; direitos humanos; desenvolvimento econômico; mundo do trabalho; Estado e relações de poder. Esta obra é o resultado de sua dissertação e quase três anos de estudos e pesquisas.








 






























Descrição do livro

Não se entende um país nem um povo sem entender sua história. Não se pode mudar nem planejar o presente e o futuro de um país sem entender sua gênese, sua formação, seu passado. E não se construirá um país diferente sem passar a limpo a sua verdadeira história. A verdade é sempre revolucionária e não pode ser negada, escamoteada, escondida, por qualquer motivo ou interesse. Assim como não se pode esquecer do Holocausto ou de outras grandes barbáries que negam nossa condição de seres civilizados, não se pode esquecer o rastro de atrocidades e crimes cometidos no Brasil e na América Latina pelas ditaduras nas décadas de 1970 e 1980. Em um continente onde as experiências democráticas ainda são tão recentes e frágeis e a tentação totalitária cresce e segue à espreita, jogar luz sobre a triste história desse período tem um valor instrumental fundamental, de defesa da democracia, da liberdade, como valor essencial, em qualquer formação social. Faz-se necessário educar as novas gerações num espírito organicamente democrático. E isso só se faz mostrando e negando as práticas autoritárias de nosso passado bárbaro e brutal. A importância do trabalho do jovem historiador Modesto Neto consiste em revelar de forma mais concisa e acessível às novas gerações de leitores as conclusões da Comissão Nacional da Verdade no Brasil, tão pouco conhecidas e debatidas, assim como abrir um debate sobre a democracia brasileira. Seu livro agora publicado se constitui em leitura fundamental para quem quer entender o passado recente de nosso país, lançando um olhar lúcido sobre a Ditadura Militar (1964-1985) e seu entulho autoritário ainda enraizado na sociedade brasileira.

Robério Paulino
Professor do Departamento de Políticas Públicas da UFRN
Doutor em História Econômica pela USP

Editora Grama(RJ) lançou o livro “A democracia no Brasil: desafios da construção democrática” de autoria do amigo Modesto Neto.

O objetivo do trabalho é fazer um resgate das aberrações e do terror perpetrado pela ditadura militar (1964-2018), observar as transições democráticas no Brasil e na América Latina e apontar o atual estado de violações que passa a maioria social do nosso povo.

No Rio Grande do Norte o livro estará disponível na livraria Cooperativa Cultural da UFRN e na Saraiva (Natal Shopping e Midway Mall).

No Rio de Janeiro você poderá adquirir o livro nas seguintes bancas: Books Livraria, Livraria Abrasco, Livraria Antonio Gramsci, Livraria Argumento, Livraria Consequência, Livraria Cultura, Livraria da Travessa, Livraria Editora UFRJ, Livraria Leonardo Da Vinci, Livraria Martins Fontes Paulista e Livraria UFF.

Na internet você poderá adquirir o livro no site da editora Gramma, na Amazon e Livraria Travessa. Abaixo os links:

Gramma Editora:


Amanzon:


Livraria Travessa:

Nenhum comentário: